Curso de Doula

Sobre o curso de Doula de Gaia

É preciso amor para poder Pulsar" Almir Sater


Relevância - A Doula no Cenário Obstétrico Atual

O reconhecimento do trabalho da Doula enquanto Ocupação veio em janeiro de 2013, com o registro nº 3221-35, no Cadastro Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho.

Embora o reconhecimento oficial seja recente, a função da Doula está presente nos partos de mulheres desde os primórdios da humanidade, tendo registros antropológicos presentes especialmente nas artes, retratando a cultura da parturição de diferentes povos[1].

Na atualidade a Doula compõe o cenário do parto trazendo alívios não-farmacológicos da dor para a mulher, informação e conhecimento à família, integrando-a a este momento especial que é a chegada de um bebê.

Assim, com base no documento “Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento” da OMS[2], e em estudos que comprovam a eficácia do seu trabalho (conforme segue abaixo), a Doula oferece à parturiente, apoio físico e emocional durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

[1]https://umadoulamuseologando.files.wordpress.com/2015/11/ivory_childbirth.jpgRoma, Pompeia, primeiro século. Cena de parto em relevo sobre placa de marfim, provavelmente parte de um enrolador de papiros.

[2]Disponível em http://static.hmv.org.br/wp-content/uploads/2014/07/OMS-Parto-Normal.pdf

O Curso de Doulas Papo de Gaia

A Papo de Gaia é organização amiga  que apoia o Parto Humanizado e uma de suas tarefas na missão de colaborar para o Empoderamento Feminino é formar Doulas.

As Doulas são mulheres que auxiliam a gestante no parto humanizado, a terem uma experiência mais satisfatória e amorosa nos nascimentos de seus filhos, o que promove efetivamente a saúde desta mulher em todos os âmbitos, físico, psicológico, emocional e espiritual.

Assim, a Papo de Gaia, considerando altamente relevante o papel da Doula para a existência de partos mais respeitosos, com possibilidades de oferecer às mulheres e famílias uma experiência mais plena no momento de chegada do recém-nascido[1] (melhora de vínculo, maior sucesso no aleitamento materno na primeira hora, melhora na percepção do parto como um momento especial, melhora na percepção de satisfação e alegria com o momento do parto por parte da mulher), com redução de complicações clínicas (hemorragias, intervenções desnecessárias) verificadas por estudos internacionais.

O curso de Doula e Educadora Perinatal da Papo de Gaia como missão colaborar na formação de Doulas com o propósito de contribuir para o fortalecimento do protagonismo feminino, colaborar no fortalecimento de vínculos entre mãe-bebê-família, atuar ativamente no cenário local da Humanização do Parto, em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde e da OMS para a Humanização do Parto;

O Curso de Doulas da Papo de Gaia é um curso teórico-prático, estruturado em aulas teóricas, expositivas, vivenciais, demonstrações de práticas e técnicas. Com este formato desejamos expandir a sensibilidade da escuta e da fala, dos sentimentos e das percepções a cada dia e encontro.

Para isto contamos com um corpo docente multidisciplinar composto por Doulas, Enfermeiras Obstetras e Neonatologista, Médica, Psicólogas, Pedagoga, Administradora, Nutricionista, Advogada, Terapeuta Holística.

Além do corpo de profissionais, contamos com o apoio Institucional da Abenfo-MS - Associação dos Enfermeiros Obstetras, Obstetrizes e Doulas de MS.

Reconhecimento

[1] Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto.  Disponível em http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n10/26.pdf

O trabalho da Doula tem sido estudado internacionalmente, e tem-se verificado seus efeitos positivos para a mulher[1], conforme citado anteriormente. Com a crescente demanda pelas mulheres, o trabalho da Doula foi se fortalecendo institucionalmente adquirindo seu reconhecimento pelo Ministério do Trabalho em Janeiro de 2013.

Em Campo Grande-MS assim como em outras capitais a Doula vem sendo reconhecida por lei[2].

Objetivos

- Proporcionar conhecimento teórico e prático para mulheres que desejam acompanhar e apoiar mulheres na gestação, parto e pós-parto;

- Incentivar o crescimento do trabalho das doulas em nossa região, como estratégia de acesso ao parto normal e natural, atuando em conjunto com o trabalho de médicos e enfermeiros obstetras, favorecendo o atendimento multidisciplinar a gestantes, parturientes e puerperal;

- Incentivar a desmedicalização do parto, o uso das melhores evidências na prática obstétrica e a observância das recomendações da Organização Mundial da Saúde;

- Incentivar a formação de profissionais para o apoio ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e misto até 2 anos de idade ou mais.

[1] LEAL, Gisele. A importância e os Benefícios da Doula para a Mulher. (Artigo que contém resultado do estudo realizado por Klaus e Kennel, na Quatemala, publicado em 1993 em “MotheringtheMother“) Disponível em http://vilamamifera.com/mulheresempoderadas/a-importancia-e-osbeneficios-da-doula-para-a-mulher/

[2]http://www.jusbrasil.com.br/diarios/87859042/dom-campog-normal-13-03-2015-pg-18

 

Público Alvo:

Psicólogas, Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiras Obstetras, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Biólogas, Advogadas, Educadores Físicos, nutricionistas, acadêmicas, voluntárias e pessoas que estejam associados ao movimento do Parto humanizado e assistência ao parto.

Não há a necessidade de ser profissional ligado a área da Saúde.

  • Para ser Doula, segundo o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é necessário ter mais de 18 anos, segundo grau completo e curso de Formação em Doula com certificado.

Duração do Curso de Doula

O Curso de Doula ora proposto será de 80h/a,

  • 50h/a presenciais,
  • 30h/a supervisionadas por um docente,que serão destinadas à prática de acompanhamento à uma gestante (15h/a)e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (15h/a).

A aprovação e certificação será mediante entrega e apresentação do trabalho de conclusão de curso à banca de docentes eleitos pela coordenação do curso, obtenção de nota mínima (7,0) e presença mínima de 85% nas aulas presenciais.

Trabalho Final de Conclusão de Curso – TCC

As cursistas apresentarão trabalho final (TCC) que será desenvolvido na segunda etapa do curso, orientado pela supervisora pedagógica.

O TCC será determinado pela coordenação pedagógica do curso e pode seguir modelo de Campo ou pesquisa, (Monografia/artigo) e estará vinculada à encontros presenciais ou virtuais, onde o docente supervisor irá orientar, acompanhar e avaliar o projeto de cada cursista.

Simultaneamente, as cursistas terão acesso e aportes teóricos e metodológicos significativos para a construção e desenvolvimento do seu projeto ou prática após as aulas presenciais, junto ao docente supervisor.

A apresentação do TCC para banca ou grupo examinador será determinado pelo supervisor junto a coordenação do curso para organização de datas e horários.

Perfil do profissional que se deseja formar

A Doula ocupa um papel importante na assistência ao parto e carrega a missão de auxiliar e apoiar a parturiente durante o trabalho de parto: revelar os mistérios e desvendar os medos, preparar física e emocionalmente durante o pré-natal para a chegada do parto.

A Doula deve pensar, refletir e agir com carinho e responsabilidade durante as suas práticas. Da mesma forma deve saber trabalhar em equipe e conhecer os meios de empoderamento feminino.

Deve igualmente exercer autonomia com relação à busca de conhecimentos que venham complementar e engrandecer sua atuação, colocando-se em constante aprendizado, transformação e crescimento.

Deve também estar de posse das informações baseadas nas melhores evidências científicas de atendimento ao pré-natal, gestação, parto e puerpério.

Deve estar irmanada com outras doulas visando o fortalecimento da atuação da Doula em seu local de atividade, cidade, Estado ou instituição.

Deve reconhecer que o parto é da mulher, faz parte da vida reprodutiva e sexual do casal e pertence primordialmente à família.

Deve reconhecer que o momento da chegada de um novo ser em uma família é sagrado e sua atitude interna e externa, à despeito de toda e qualquer intercorrências ou desagrado, deve ser da mais completa reverência a este momento.

Assim, a doula deve:

Respeitar e engrandecer o código de ética das doulas.

Respeitar o protagonismo de escolha da Mulher Gestante e do casal.

Atuar como profissional em ambiente hospitalar e quando estiver inserida em equipe multidisciplinar de atendimento ao parto.

Respeitar ligados à assistência ao parto e todos os profissionais

Da Avaliação da Aprendizagem

Considerando os pressupostos, os objetivos, a natureza e a dinamicidade da proposta pedagógica do Curso, as atividades desenvolvidas pelas cursistas serão acompanhadas e avaliadas de modo contínuo pelos professores orientadores e coordenação. Essa equipe manter-se-á em constante interação visando à troca de informações, à apreciação conjunta das dificuldades e à busca de soluções relacionadas às dificuldades de cada componente curricular.

De um modo geral, a avaliação dará ênfase ao processo de aprendizagem, assumindo a ótica da investigação. Neste sentido, a avaliação desenvolver-se-á de forma compartilhada − professor orientador/coordenador e cursista − procurando compreender o processo de construção do conhecimento na prática docente.   Devido à natureza interativa desse processo, o diálogo constituirá base principal da avaliação, cabendo aos orientadores a iniciativa de proporcionar os estímulos e incentivos necessários ao desenvolvimento dessa prática pedagógica, respeitando e estimulando o cursista – parceiro ativo nessa interação.

Pontos a serem observados:

Momento inicial e final de cada cursista; Capacidade de reflexão sobre sua própria história como mulher, profissional, mãe, filha; Envolvimento nas aulas; Participação e pontualidade; Cortesia e respeito; Capacidade de envolvimento com a turma e empatia com as colegas; Cumprimento das tarefas propostas.

Requisitos para aprovação e certificação:

Presença mínima de 85% na etapa presencial;

Entrega de relatório de acompanhamento a uma gestante ou grupo de gestantes (acompanhamento individual ou em grupo)

Entrega e apresentação de TCC para banca examinadora com obtenção de nota mínima 7,0.

Certificado de Doula

O certificado será entregue com prazo de até 30 dias a contar da data de apresentação do TCC.

Direção – Coordenação e Docentes

Mariksa Nunes Sanches Ungerer- Fundadora do Curso de Doula e Papo de Gaia

Roberto Ungerer- Co- Fundador  e Diretor Comercial da Papo de Gaia

Conteúdo Programático do curso de Formação de Doula e Pós Parto Imediato 

Incluso material digital do curso de doula 

  1. Introdução ao trabalho de Doula – história do trabalho da Doula
  2. Atenção ao Pré-natal clínico da gestante do ponto de vista da Doula
  3. Fisiologia do Parto e Nascimento
  4. Meditação e observação profunda
  5. Pensamento Sistêmico segundo Bert Hellinger (As ordens do amor – exercícios sistêmicos e constelação)
  6. Psicologia da Gestação e aspectos da Sexualidade – 1º, 2º e 3º trimestres
  7. Sexualidade profunda
  8. Plano de Parto – construção e encaminhamentos (ferramenta de empoderamento)
  9. O pré-natal da Doula – roteiro e anamnese
  10. Alívios dos Desconfortos Gestacionais (Enjôos, azia, tonturas, inchaço, peso)
  11. Significados e sentidos do ciclo menstrual
  12. Código de Ética das Doulas
  13. A Bolsa da Doula
  14. Depressão pós-parto, Baby blues e Luto
  15. Autocuidado e autoconhecimento
  16. Medicina Baseada em Evidências
  17. Violência Obstétrica
  18. Modelos de assistência
  19. Vínculo afetivo Doula-Gestante-Família
  20. Aborto e natimorto
  21. Parto Domiciliar
  22. Rodas de Gestantes
  23. Alívios Físicos dos desconfortos da gestação e do parto
  24. As fases do trabalho de parto – postura e encaminhamento da Doula
  25. O Aleitamento Materno na Primeira Hora
  26. Orientação das práticas Supervisionadas
  27. Profissão Doula – Marketing , Vendas, organização, registro dos partos, estatística – Atraindo Gestantes/Como Cobrar, contrato de Doula – Rodas, eventos
  28. A Doula no Pós Parto Imediato
  29. Consciência corporal
  30. Dinâmicas de inclusão do Pai
  31. Aspectos jurídicos da humanização e do trabalho da Doula
  32. Chá de Bênçãos
  33. Assepsia e antissepsia para Doula em Sala de parto e Centro Cirúrgico
  34. Prática de Acompanhamento a uma gestante
  35. Supervisão e Orientação no Acompanhamento a uma gestante
  36. Aprofundamento teórico supervisionado
  37. Prática de Educação Perinatal em Grupo Supervisionada
  38. Trabalho de Conclusão de Curso – Observação Profunda
  39. Apresentação e Banca de Trabalho de Conclusão de Curso
  40. Mindfullness para Doula

Para a Inscrição do Curso de Doula:

Formulário de Inscrição para o Curso de Doula de Gaia

 Política do curso essencial: 

Para ser Doula, segundo o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é necessário ter mais de 18 anos, segundo grau completo e curso de Formação.
  • Para concretizar a sua Certificação como Doula é preciso concluir o curso completo + Acompanhamento de estágio.
  • A aluna não poderá intitular-se como doula antes de todo processo de certificação aprovado.
  • A entrega do Certificado de Doula dependerá do desempenho da aluna, avaliados por sua produção das tarefas, dedicação e participação em aulas e avaliação final (TCC e Atividades de entrega)
  • Caso não cumpra o desempenho mínimo esperado poderá refazer etapas, até atingir qualificação necessária para receber o certificado, com uma Taxa de estabelecido em contrato de curso.

Ou seja:

O curso de formação de doula de Parto e Pós Parto imediato é feito em 2 etapas para quem deseja se Intitular DOULA.

  • Educação Perinatal (aulas presenciais e Aulas Online no Grupo Secreto do curso)
  • Parto e Pós Parto Imediato (acompanhamento a uma gestante até o momento do Parto) com acompanhamento supervisionado de uma Doula da Papo de Gaia - CURSO.                                     

O que intitulamos - Estágio complementar supervisionado de apoio a Doula em formação nas boas práticas a assistência da Parturiente.

Investimento do Curso de Doula e Educadora Perinatal

Investimento: 1º Passo: Inscrição de 30% sobre o lote de matrícula. Lote 1: 22 de Janeiro a 22 de Fev/19 = R$1.000 (Inscrição R$300) Lote 2: 23 de Fevereiro a 23 de Maio/19 = R$1.250 (Inscrição R$375) Lote 3: 24 de Março a 24 de Abril/19 = 1.500 (Inscrição R$450) Lote 4: 25 de Abril a 10 de Mario = R$1.700 (Inscrição R$510) Formas de Pagamento: 2º Passo: Depósito Bancário Ø Lote 1 = 5x R$140 (Jan a Maio) Ø Lote 2= 4x R$218,75 (Fev a Maio) Ø Lote 3 = 3x R$350 (Março a Maio) Ø Lote 4 = 2x R$595 (Abril e Maio) Cartão de Crédito: parcelamento de: 4x sem Juros ou 5 a 12x com juros do Bandeira emissora Conta para depósito: Inscrição ref. ao lote Caixa econômica conta poupança 013 Agência 2228 Conta: 00035402-0 CPF: 70645825115 Marina Nunes Ungerer Encaminhar comprovante doulasdegaia@gmail.com

Professores do curso de Doula Presencial

Mariksa Ungerer

Psicóloga Familiar e da Saúde da Mulher


Roberto Ungerer

Diretor de Marketing


Fernanda Leite

Doula de Pós Parto


Alice Inácio de Paula

Enfermeira Obstetra e Neonatologista


Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com