Curso de Educadora Perinatal, Doula de Parto e Pós Imediato

Quem pode fazer o curso de Doula?

Psicólogas, Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiras Obstetras, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Biólogas, Advogadas, Educadores Físicos, nutricionistas, acadêmicas, voluntárias e pessoas que estejam associados ao movimento do Parto humanizado e assistência ao parto.
Não há a necessidade de ser profissional ligado a área da Saúde.
Para ser Doula, segundo o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é necessário ter mais de 18 anos, segundo grau completo e curso de Formação em Doula com certificado. *obrigatório apresentar documentos na Inscrição do Curso*

INSCRIÇÕES LIMITADAS

A Doula no cenário obstétrico

O reconhecimento do trabalho da Doula enquanto Ocupação veio em janeiro de 2013, com o registro nº 3221-35, no Cadastro Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho.
Embora o reconhecimento oficial seja recente, a função da Doula está presente nos partos de mulheres desde os primórdios da humanidade, tendo registros antropológicos presentes especialmente nas artes, retratando a cultura da parturição de diferentes povos.

Na atualidade a Doula compõe o cenário do parto trazendo alívios não-farmacológicos da dor para a mulher, informação e conhecimento à família, integrando-a a este momento especial que é a chegada de um bebê.

Assim, com base no documento “Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento” da OMS, e em estudos que comprovam a eficácia do seu trabalho, a Doula oferece à parturiente, apoio físico e emocional durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

o curso de Doula da Papo de Gaia

A Papo de Gaia é uma Instituição que apoia o Parto Humanizado e uma de suas tarefas na missão de colaborar para o Empoderamento Feminino é formar Doulas.
As Doulas são mulheres que auxiliam a gestante no parto humanizado, a terem uma experiência mais satisfatória e amorosa nos nascimentos de seus filhos, o que promove efetivamente a saúde desta mulher em todos os âmbitos, físico, psicológico, emocional e espiritual.

Assim, a Papo de Gaia, considerando altamente relevante o papel da Doula para a existência de partos mais respeitosos, com possibilidades de oferecer às mulheres e famílias uma experiência mais plena no momento de chegada do recém-nascido (melhora de vínculo, maior sucesso no aleitamento materno na primeira hora, melhora na percepção do parto como um momento especial, melhora na percepção de satisfação e alegria com o momento do parto por parte da mulher), com redução de complicações clínicas (hemorragias, intervenções desnecessárias) verificadas por estudos internacionais.

O curso de Doula e Educadora Perinatal da Papo de Gaia tem como missão colaborar na formação de Doulas com o propósito de:

O Curso de Doulas da Papo de Gaia é um curso teórico-prático, estruturado atualmente na forma semi – presencial, ou seja, 2 módulos on-line e 1 presencial. Sendo o módulo presencial com aulas expositivas, vivenciais, demonstrações de práticas e técnicas e os módulos virtuais, uma abordagem teórica e com atividades home office.

Pois assim acreditamos que nesse momento de Pandemia, os formatos trazem expansão, sensibilidade da escuta e da fala, dos sentimentos e das percepções a cada dia de aula online e encontro presencial.

Para isto contamos com um corpo docente multidisciplinar composto por Doulas, Enfermeiras Obstetra e Neonatologista, Médica, Psicóloga, Pedagoga, Administradora, Terapeuta Holística, aromaterapeuta, Fisioterapeuta e outros convidados.

Reconhecimento da Doula como Profissional a serviço do Parto

O trabalho da Doula tem sido estudado internacionalmente, e tem-se verificado seus efeitos positivos para a mulher, conforme citado anteriormente. Com a crescente demanda pelas mulheres, o trabalho da Doula foi se fortalecendo institucionalmente adquirindo seu reconhecimento pelo Ministério do Trabalho em Janeiro de 2013.

Na cidade de Campo Grande(MS) o ministério Público, reconhece que No Estado de Mato Grosso do Sul existe a Lei estadual n.5.440/2019 e em Campo Grande existe a Lei Municipal n.5.528/2015 que dispõem sobre a obrigatoriedade das maternidades da rede pública e privada do Estado e Município permitirem a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente.

Segundo as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, editada em 2017 pelo Ministério da Saúde, dentre as recomendações de cuidados durante o trabalho de parto, está o apoio físico e emocional a ser oferecido para a mulher, trazendo como exemplo expresso a figura da doula.

Ou seja, a doula não se confunde com o (a) acompanhante da lei n. 11.108/2005.

Assim, a mulher pode ter a companhia de uma doula durante o trabalho de parto, parto e pós-parto e de mais uma pessoa de sua livre escolha (acompanhante).

Cronograma do curso

Módulo 1 – Educação Perinatal – Aulas Gravadas com suporte no Grupo do TeleGram.

Aula 1: Plano de Parto
Aula 2: Pré Natal de Baixo Risco – Recomendação da OMS
Aula 3: Tocofobia e Medo do Parto
Aula 4: Hormônios do Parto
Aula 5: Código de Ética das Doulas
Aula 6: É hora de falar sobre Violência Obstétrica
Aula 7: O Contrato da Doula com a Gestante
Aula 8: A doula Backup
Aula 9: Aspectos Emocionais da Gestação
Aula 10: Educação Perinatal para Cesariana – Plano B
Aula 11: As fases do Trabalho de Parto no olhar da doula
Aula 12: Fisiologia da Placenta e seus mistérios de Gaia
Aula 13: baby Blue
Aula 14: Disforia Puerperal
Aula 15: Depressão Pós Parto
Aula 16: Complicações pós Cesariana – Cuidados da Doula
Aula 17: Exterogestação para Doulas
Aula 18: Introdução ao Puerpério.
Aula 19: Amamentação em Sala de Parto e Centro Cirúrgico
Aula 20: Métodos não Farmacológicos da Dor (gestação e Parto)
Aula 21: Luto Materno, Perda Gestacional, Natimorto
Aula 22: Preparando os Pais e acompanhantes para o Parto/ Cesárea
Aula 23: Pensando no Plano de Pós Parto
Aula 24: Introdução a Aromaterapia para Doulas Gestação e Parto
Aula 25: Assepsia e Antissepsia na sala de Parto e Centro Cirúrgico
Aula 26: Cuidados em tempo de Pandemia – Covid-19
Aula 27: Parto Orgasmico

Módulo 2 – Parto e Pós Parto Imediato (30 Dias) – Aulas Presenciais

Workshop 6: A prática do Rebozo para Doulas 

Workshop 7: Shantala 
Workshop 8: A prática da Exterogestação para Doulas 
Workshop 9 : Movimentos de Parto para Doulas 
Workshop 10: Amamentação na prática para Doulas na Sala de Parto e Centro Cirúrgico

Módulo 3 : Mentoria para Doulas online – Aulas Gravadas com suporte no grupo do TeleGram

Mentoria 1: E se eu ainda sentir medo de seguir em frente – A doula que existe em mim.
Mentoria 2:Por onde começar… Educação Perinatal ou Doula?
Mentoria 3: Procrastinação nosso de cada dia
Mentoria 4: Síndrome da Impostora, você conhece?
Mentoria 5: Os Planner da Doula
Mentoria 6: Empoderamento profissional
Mentoria 7: Luz, Câmera e ação.
Mentoria 8: Montando seu conteúdo digital: Canva e Instagram

Mariksa Ungerer

Fundadora Papo de Gaia
Coordenadora e Facilitadora de Doulas
Gestação, Parto e Puerpério

“Se Doula fosse remédio, seria antiético não receitar”
John H. Kennel. MD